quarta-feira, 3 de abril de 2013

ETAPA 1


Aula tema: A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO OPERATÓRIO. Classifição.Seriação. Numeração.Aulas2,3 e 4.
  passo3
Produzir um texto dissertativo argumentativo sobre as possibilidades de interverções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de numeros.

Nos dias de hoje as atividades desenvolvidas em sala de aulas exigem conhecimentos como meios para serem resolvidos de modo que o aluno integre seus interesses nas tarefas, habilidades e hábitos ,as crianças já crescem em culturas em que os números  são presentes, então chegam á escola com alguns conhecimentos de números , no dia a dia elas brincam de esconde- esconde e falam numeros na sequencia qualquer  brincadeira que contém números ou quantidades constitui estímulos importantes .
Jean Piaget(1896-1980) investigou como se processa a construção do conceito de números de forma experimental, quatro períodos do desenvolvimento do pensamento da crianças que determinou em sua teoria, sensório-motor de 0 á 2 anos , Pré- Operacional de 2 á 7 anos, Operação Cncretas 7á 12 anos , Operatório Formal de 12 á16 anos .
No períodos Pre-operacional a criança só percebe os fatos através dos sentidos, manipulação praticas, com a função simbólica permite que ela represente possibilitando que ela faça classificações quando separa ou agrupa objetos por semelhantes e diferentes. A classificação e a Seriação favorecem a formação do conceito de números ,no periodo das operações concretas a crianças já possui condições de construir o conceito de número se apropriando de varios esquemas de conservação.Entre 7 e 8 anos a criança tem habilidade de realizar mentalmente ações opostas.
Simultaneamente numeração é um processo no qual adquira habilidades em associar os números á quantidades, de utiliza-los para ler e escrever.
Os jogos e brincadeiras que envolvam comandos são de grande importância para que a criança discipline e organize seus pensamentos ,deixa que expressem suas experiências seja ela em formas de desenhar ou dramatizações isso estimula explicar do seu jeito os acontecimentos como chegou a conclusão.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário